Ontem fiz uma postagem no meu fotolog quando acabou a copa e pareceu apropriado colocar aqui o que escrevi lá. Desde o comecinho da copa eu havia feito um questionamento, que inclusive seria um post. Bem, ele morreu antes de nascer porque foi ficando cada vez mais óbvio a resposta do questionamento. Sempre tive uma imagem muito ufanista da torcida em copa do mundo, mas quando ela começou queria mudar essa imagem. Eu particularmente acho algumas coisas idiotas bonitas, esse lance de copa por exemplo, e queria provar a mim mesma que as pessoas não torciam apenas por ufanismo e que não eram tão alienadas assim. As vezes é dificil admitir uma verdade e por isso busquei ver algo diferente, procurei e analisei muitas coisas e situações. Estava quase conseguindo ver o lado pratriota quando veio a grande decepção.
O Brasil saiu da copa (não, não foi essa a decepção ¬¬) e no ato todas aquelas bandeiras que estavam em carros e casas desapareceram, foi incrivel a rapidez com que isso aconteceu. Alguém pode se perguntar porque isso foi uma decepção para mim, bem... deixa claro o ufanismo da copa. Lamentavelmente eu estava certa desde o começo. Aliás, para a maioria a copa acabou ali. É claro que eu queria que o Brasil fosse adiante, chegasse na final... ganhasse! Não estou fazendo nenhum discurso contra a copa -.- Mas... então só somos brasileiros durante a copa e enquanto o Brasil estiver dentro? Eu entendo o luto das pessoas que tiraram as bandeiras, mas é engraçado isso... só há torcida pelo país dentro do futebol, só quando se trata de ser o melhor do mundo naquilo que já somos o melhor do mundo. Alguém se lembra que tem eleição esse ano? Alguém se lembra do projeto ficha limpa? E do garoto de 14 anos que morreu esse mês por ser homossexual? Ser brasileiro é muito mais do que assistir fanáticamente alguns jogos a cada quatro anos. O país do futebol é muito mais do que apenas o país do futebol.
Alguém tem noção do grande potencial do nosso cinema? Nossas musicas? Nosos problemas? Sim, porque também temos problemas e ser brasileiro é reconhecer isso, é saber amar o que temos de melhor e saber ver o que temos de pior. Não quero também chamar atenção para o que somos bons apenas, tem muito o que consertar aqui, aliás... muito que sei lá se tem conserto. Então chega fevereiro/março e viramos o país do carnaval. As pessoas só lembram de ter orgulho do país quando se trata de ser o melhor do mundo em algo. Acho simplesmente ridiculo situações problema virarem motivo de piada. "Virou Brasil". Cade o respeito? ¬¬ Cade a pessoa fazendo algo para mudar as coisas? Claro... fazer piada é mais facil e ainda rende umas risadas, rir faz bem ;)
Orgulho de ser brasileiro não se resume a ser o unico país pentacampeão, a ser o país do pelé.... Estou feliz por sermos a sede de 2014, claro que estou. Mas minha camisa não voltou pro fundo do armario quando caimos fora, porque ela não serve apenas para assistir os jogos.
E eu tentava provar a mim mesma que as pessoas não são alienadas... é, deixa prá lá.
Quando você é criança e diz que quer mudar o mundo é bonitinho, quando você cresce e diz isso é idiota. É essa sociedade que acha isso idiota que tem uma vida supérflua alienada regada a futebol e carnaval...
--
Bah, isso aqui podia ter ficado melhor, sempre acho que podia o.o
Concordo demais com tudo o que você escreveu! *-* O brasileiro só vai sentir orgulho do Brasil SE o Brasil virar um país de primeiro mundo igual aos E.U.A e Europa... Enquanto isso acontecer, os brasileiros não vão amar o Brasil em sua totalidade. =/ Gostar de um país quando ele é O BOM é muito fácil... Agora... Gostar dele quando ele tem muitos problemas é difícil. E os brasileiros não sabem amar o Brasil por causa disso. Mas, será que eles não se tocam que o Brasil só vai melhorar quando ele começarem a gostar dele aqui e agora?
ResponderExcluirVerdade... uma pena que o nosso Brasil é visto com maus olhos pelos próprios brasileiros.
ResponderExcluirBah :/